Mulheres comandarão o Turismo do Brasil: viajando desde já!

Olá Queridones,

Nosso Post Bomba, sobre como estamos conseguindo viajar mais (sim, analisando melhor as estatísticas) e seremos muito em breve: Donas DO MERCADO GERAL DE TURISMO no Brasil! 🙂

Como todxs sabem, estamos em uma parceria linda com o Blog Acordei, quero viajar, da Camila Castanheira, já fizemos live sobre consumo consciente em viagens e Marketing feminino, para as seguidoras viajantes super antenadas de lá.

E mais importante, nesta parceria com o AQV estamos fazendo uma consultoria de Mkt e comunicação focada em publico feminino, para o blog e suas seguidoras, sejam elas só consumiDONAS ou EmpreedeDONAS também!

Então para entender melhor as demandas e anseios do publico do Blog, fizemos uma bela pesquisa… e agora vamos explorar o que levantamos nesta pesquisa, respondida por quase 500 mulheres de lá no grupo do facebook, que colocou luz em áreas importantíssimas… e resolvi triangular com as 3 principais respostas da BAITA pesquisa que o buscador Voopter fez, com 5.000 ( Sim, Cinco MIL MULHERES BRASILEIRAS)…e assim chegar a informação que explorarei abaixo, a mais importante dos últimos tempos para o Turismo Brasileiro.

PS1:Para empreededonas: Se quer nos entender melhor e evoluir em atendimento, estratégia, engajamento, empatia e ganha-ganha nesta área, ou seja, se é empreendeDona em algum produto/serviço compatível com a área de Turismo e viagens… este post irá te ajudar bastante, para não errar  também!

Antes, vamos dar uma olhadinha onde estamos neste momento?

“Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres são 51,5% da população brasileira, porém, quando falamos de passageiros de voos nacionais, nós representamos 43,6%, em um levantamento feito pela Secretaria de Aviação.”

Ou seja, mulheres viajam menos que Homens “ainda”?

Calma, temos a resposta Obvia no decorrer do post 😉

” E em termos de planos de viagem, apenas 27,3% das brasileiras entrevistadas pelo Ministério do Turismo, disseram ter a intenção de viajar nos próximos 6 meses, segundo última Sondagem do Consumidor, contra 35,5% dos homens.”

Vamos agora explicar a resposta que servirá para entender esta diferença.. e spoiler; não se trata de mulheres viajarem menos, ao contrario, apenas de homens viajando mais ‘a trabalho’, não por lazer.

 

Começando por nossa pesquisa da consumidora do Acordei, quero Viajar:

Elas não só QUEREM viajar MAIS, como ESTÃO persuadindo outras mulheres a viajar COM ELAS e no total de 73,4% que já viajam com o 14,1% que gostariam teremos: 87,5%  de mulheres que irão viajar juntas, muito em breve! Em nossa amostragem de quase 500 mulheres… isto já é MUITO!!

 

 

→Sem barreiras de linguas ou medos… elas estão preparadas para viajar ao exterior tanto quanto querem conhecer o próprio País… sabem quanto tempo os Brasileiros “demoraram”para alcançar este numero ou melhor: este interesse todo pelo turismo EXTERNO?

Ahhhhh DËCADAS e sabe o melhor: NÃO são viagens aos USA para compras, como estamos cansadas de ouvir quando se analisam dados femininos por aí… são viagens para Conhecimento, Cultura, Diversão e estudo.

⇑↑Δ Olha o espaço para conquistar consumiDONAS e TRABALHAR A LEALDADE DAS MULHERES, AINDA? SIMMMM… as empresas Brasileiras não se tocaram por aqui!

Lá fora nós temos grandes redes de Hotéis focadas em surpreender o publico feminino, ou empresas aéreas de olho em amenities especiais para mulheres!!

E aí pergunto: os “metabuscadores” ou sites de busca, estão preparados para os atender?

Ou ainda, as agencias pararam de focar o publico feminino no “família”, e sim nas diversas mulheres possíveis: solteiras desbravadoras, grupos de amigas, solteiras sem filhos, solteiras com filhos, LGBT+, casadas sem filhos, terceira idade ou Primes, nômades, que querem casamentos no exterior, etc etc etc, ou ainda temos fotos -e pacotes- de família Margarina por aí??

⇑Δ→Apenas um pouco mais da metade viaja sozinha, porque THÃRÃN: viajar a Trabalho ainda é difícil! Ou seja, subindo de cargo a passos largos como estamos, acabaremos por igualar os dados do IBGE citados acima, que se baseiam em viagens a trabalho.

    Reparem nestas repostas de mulheres que já viajam e que pretendem viajar muito mais: elas TEM o conceito DE VIAJAR COMO PRIORIDADE, pela simples razão de já estarem praticando e não estarem fazendo isto sozinhas: por obvio! E estão fazendo por ser…

  • NOSSO NOVO ESTILO DE VIDA: SOCIAL COM ASAS!!!

1- Nós ja viajamos com OUTRAS Mulheres, ou seja, já aumentamos o share de mulheres naturalmente 

2- Nós estamos viajando tanto dentro do País quanto fora, porque hoje em dia conquistamos condição financeira, emocional e muito interesse para isto.

 

Lembremos do mais importante: MULHERES SÃO SERES SOCIAIS!

Porem, o mais assustador vem das 3 maiores revelações da pesquisa do Voopter, podem acessar ela na integra aqui:

87% das mulheres responderam que viajam menos do que Gostariam POR QUESTÃO FINANCEIRA!

75% Não Viajam a TRABALHO, apenas 4% embarcam toda semana.

71% Preferem viajar com as amigas, esta é a CIA PREFERIDA DELAS

 

E a bomba é:

Mulheres no Brasil ainda TEM MUITO MENOS CARGOS DE LIDERANÇA, ou seja, GANHAM MENOS E AINDA VIAJAM MENOS A TRABALHO, do que homens, justamente o tipo de viajem mais recorrente e mais analisada nestas pesquisas comparativas entre viajantes!

 

Então, conforme estamos conquistando cargos de liderança e equiparação salarial:

  1. Estamos recebendo pagamentos maiores e investindo mais em Viagens
  2. Estamos VIAJANDO MAIS A TRABALHO e investindo mais em Viagens
  3. Estamos participando de programas de milhagens e investindo mais em Viagens
  4. Estamos sendo convidadas a viajar por nossas Amigas, Colegas e etc e investindo mais em Viagens
  5. Estamos estudando mais fora do Pais e Investindo mais em Viagens
  6. Estamos indo mora Fora para atingir objetivos e investindo mais em Viagens
  7. Estamos criando Blogs, projetos, indicando e ajudando mais mulheres, a Investir mais e MELHOR em Viagens

Restou alguma duvida que em POUQUÍSSIMO tempo, seremos as DONAS dos Bolsos que dominarão o Turismo e seus mercados paralelos no Brasil? \o/ \O/

 

“Segundo levantamento feito pelo site Airbnb em 2017, o Brasil está entre os cinco países com mais mulheres que viajam por conta própria para outros países, junto a Japão, Taiwan China e Rússia.” (interessante observar que estes são países com graves e constantes problemas em promover a igualdade e lideranças femininas, no mercado de trabalho)

 

Se retirarmos o “empecilho” do dinheiro de nossas Mulheres Brasileiras Viajantes;

Imagina como Voaremos alto? Como evoluiremos o mercado inclusive, por bem ou por…pressão?rs

E o Marketing feminino é a chave para ajudar, por fazer as empresas da área entenderem nosso bolso dominante e por isto ouvirem a agirem de forma interessada e consistente em nossas necessidades, queremos atendimento correto e queremos programas de descontos ou milhagens que levem em conta estas necessidades! Uma mão ajuda a outra…

 

E claro: queremos divulgação/publicidade sem machismos, estereótipos ou irrealidades sobre nós, sobre a mulher viajante REAL…a que esta lendo este artigo/post agora!

 

Para isto ConsumiDONAS: mais do que nunca, o consumo consciente e inteligente-mente feminino devem ser os pilares, e estão em nossas mãos, como sempre!

Se nos policiarmos para fazermos escolhas certas, apoiando empresas que nos apoiam de verdade… pesquisando muito e fazendo o que fazemos de melhor: escutando o boca a boca, ativando a rede de indicação feminina, procurando sugestões em lugares amigos no mundo real e no digital, não nos deixando seduzir por promessas vazias de empresas ou marcas que NITIDAMENTE não querem entender as ConsumiDONAS e ainda continuar com o trabalho duro de conscientização das nossas irmãs, para:

Usarmos a inteligente intuição feminina, redes de apoio em sugestões e idéias, nossos Blogs femininos como o AQV, Facebooks e Instagrans preferidos e aproveitando que esta lá, checando as empresas que estão nos vendendo, se são compatíveis? São apoiadores ou atrapalhadores de nosso crescimento?

Ficou em duvida? Conversa com a gente, vamos nos ajudar, afinal somos “a corrente do bem das viagens femininas” rs, nada é mais forte que isto!

 

Tomara que Todxs tenham se sentido representadas em algum nível nest post, que todxs possam sair com algo de bom daqui, seja quem é consumiDONA ou quem é EmpreendeDONA, e também as marcas ou empresas que queiram se transformar e adaptar para esta nova realidade, desde já:

 

MULHERES IRÃO COMANDAR A AREA DE TURISMO NO BRASIL, já amanhã rs.

 

PS2: Acabei de descobrir uma matéria INCRIVEL da jornalista parceira do Voopter na criação da campanha acima, do coletivo Feminista e  blog “Não Me Kahlo”, que aborda parte desta faceta que coloco aqui + a falta de tempo da mulher em jornada dupla+ o salário menor em relação aos homens por machismo corporativo cultural, como responsaveis por esta diferença entre quantidade de viagens de homens versus mulheres no Brasil. E coloco o link dela aqui, não usei dados dela pois não sabia da existência desta maravilha até publicar este post, mas é uma abordagem  fundamental no entendimento desta analise!

Eu usei muito de minha história de quem viajou milhas e milhas a trabalho, muito mais do que a lazer…porque eu era uma exceção, ja peguei avião (de lugar esmo em horário terrível rs) que so tinha eu de mulher…rs muiiiiitos anos atrás..rs, fui líder em empresa como head nacional que só tinha eu de mulher na liderança e por isto viajei tanto, aqui e fora do BR… e agora mais do que nunca vejo como eu ERA a exceção das estatísticas, mas não sou mais, nã nã ni nã não esta tudo mudando e rápido!

E a cada dia que passa conheço mais e mais mulheres lideres que assim como eu lá atrás, também apoiam principalmente mulheres em suas equipes e ajudam cada dia mais a todxs, e tenho tanto orgulho de fazer parte desta elite de visionarias :)rsss.

Só assim evoluiremos em igualdade e poderemos cobrar deste mercado (e de todos) da maneira assertiva e ágil que necessitamos, e para todxs!!

Continuaremos (eu e a Camila Castanheira) a tentar entender, analisar, pesquisar e a trazer estes dados e insights de consumo em Turismo, para abrir os olhos de todxs …e precisamos de vocês ao lado…ta bem?

Vamos Voar ou caminhar, juntxs? Aqui nos Blog’s de ambas, lá no Insta ou em nosso canal no Youtube; não esqueçam de estar presentes em todos, assim mantemos nossa rede de apoio mais forte, para todas as duvidas e ajudas DE TODXS.

 

30 trilhões de Bjs desta Dona Fernanda que ama viajar e beber Whiskey, só para derrubar  outro estereótipos femininos velho rs:)!

Na amada Escócia em 2016, visitando uma de minhas destilarias favoritas: Glenlivet, ao lado da guia e Expert incrível!

 

Sobre Fernanda Celina

1@ Consumidona e empreendedona, mente feminina por trás desta casa, outra ex chefe de Mkt e negócios durona e workaholic de alguma Multi, que preferia contratar mulheres e que ama pensar e usar ferramentas! Gateira e feminista, rebelde, leitora voraz, costureira, questionadora e cheia de "creres": creio em serumaninhos e não em generos e em um Mundo e Marketing mais honesto e inclusiva-Mente Feminino, que produza mais verdade e menos prejuízos, principalmente emocionais!!! Com estratégias mais sustentaveis para todos e confiaveis para as consumidonas de TUDO: Mulheres e Mentes femininas, nascidas com um X ou com 2 XX. Creio mais ainda na força da economia criativa e colaborativa, para que TODXS nós nos juntemos e trabalhemos na aceleração de nossa revolução no mercado, e na industria da MODA principalmente. O temido poder econômico sempre esteve em NOSSA$ Mão$ e bol$os, vamos usar-lo?? Nós, mercado/empresas podemos nos ajudar e ganhar todos! Empoderar dando consciencia e informações as consumidonas e empreendedonas é a meta..depois sentamos para um café e conversas...s2 ;) borá ganhar todas juntxs, queridonas?:)

Veja também

Dicas Incríveis de economia e consumo inteligente em viagens: antes, durante e depois!

Viagens, economia, dicas e consumo em um blog de marketing feminino… tudo isto junto para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *