Marketing e propaganda política e marketing e publicidade padrão, estão iguais?:(

Olá queriDones,

Como avisei no Insta, depois da minha experiencia com os debates eleitorais ao vivo, vendo o Marketing e a propaganda politica funcionando sem escudos na minha frente, comecei a ligar os pontos e fazer comparações com o Marketing e a publicidade padrão de hoje em dia, tambem sem conexão conosco, sem verdades fáceis de se sentir e com muitas desconfianças sobre tudo, triste mas real!

—-> Eles são uteis? Ajudam ou atrapalham? Se tem ouvidos para nos ouvir, ou só boca para manipular? Serve tanto para os politicos quanto para as marcas? rs

Bem, primeiro devo contar que fui uma criança estranha, rs, gostava de assistir horário eleitoral, desde que me lembro… sentava sozinha na frente da TV e ali ficava olhando e analisando tudo.

Na adolescência gostava de ler sobre, e continuava a adorar discutir com amigos e pessoas mais velhas sobre politica… então entrei para o grêmio da escola e depois para os movimentos estudantis, fui até Brasilia com a UMES de SP, protestamos… aprendemos…eu fiz teatro politico informativo em praças para a população mais carente e etc. Mas então desisti, por que percebi que tinha coisas que não sabia e que não concordava… e não gosto de manipulações, né Donas? ;)rsss

Enfim, adulta eu continuo gostando, não tenho um “partido de estimação” rs nem um politico… apenas gosto e estudo os que estão na vida publica por amor e vocação de querer ajudar e melhorar para todxs!

Assim, imaginem que tenho uma visão já desgastada da politica Nacional, mas no fundo como sou uma ideologista e esperançosa inveterada, acredito que evoluiremos nesta area como nação, e com a entrada da última peca que falta: MULHERES na politica, para equilibrar tudo.

E assim fui ao Debate, recebi o convite com animação…tem muitos anos que não sou mais aquela adolescente rss mas ela mora aqui. Chegamos bem adiantados como a Globo pede, e no cocktail antes de começar pude ir olhando os ânimos de cada partido, a linguagem corporal de cada lado…as mensagens não verbais me fascinam desde sempre tambem…rs. E 20 minutos antes de começar na TV de fato, fomos chamados a descer para o Estúdio eleito para o debate, o mesmo do Altas Horas alias.

Lá a magica começou, cada partido separado por seções e cadeiras especificas, com seus assessores, familiares e partidários famosos ou não. Eu estava como convidada da própria Rede Globo então fiquei afastada deles e bem ao centro.

Tanto em termos de MKT politico quanto em propaganda ja comecei a perceber as semelhanças com nosso mundinho de consumo, de marcas e seguidores, de empresas e suas verbas milionária para gastos na area.

É nítido que tudo é planejado, tudo passa por uma estratégia específica: como, quando e onde?

É nítido que todos ali tem seu papel bem definido, cada um sabe o que faz e quando, e para o eleitor/telespectador/consumidora resta receber, escutar, aceitar.

Não existe a dinâmica de mão dupla, de colaboração e cooperação: esta tudo pronto e em uma caixinha.

No Mkt politico quem decide é quem cria a marca/pessoa assim como no Mkt padrão quem decide é quem cria o produto/serviço…é frio assim, sem muita co-criaçao, sem perguntas, perdeu-se o bom senso do dialogo, da verdadeira troca.

 

.💣 Minha analise ali na hora, no meio das reações humanas e estratégias de Mkt Político, e claro depois tambem, estudando alguns dados e posições de Políticos e empresa/marcas me fizeram perceber a raiz de ambos os problemas e portanto a comparação de ambos, que talvez não vemos tão claramente:
.
❌Despreparo (emocional), deixando de refletir sinceridade! Tanto de políticos quando de Marcas.
Sabe, na TV 🎥 é mais fácil, já que existem os jogos de luz/câmeras, descanso, scripts anteriormente planejados e quando algo não dá certo, muda-se o foco, certo?
.
Ao vivo, não é tão fácin, fica nítida a diferença entre posturas e linguagem corporal, com a câmera rodando ou não, aí a comunicação não verbal de todxs…em específico os candidatos do mundo corporativo e sem tanta experiência, fica clara: estes eram mais agressivos e tinham postura de “ lutadores🤼‍♂️ ” pelo telespectador🙀
.
👉🏿⚠️ Sobra desinteresse em escutar com atenção e em responder com respeito, lembra a relação de mercadoXconsumidona!?
Pois é, a mesma falta de ouvidos e de interesse do mercado masculinizado em demasia… causando o silenciamento da consumidona por querer ou não.
Ah, ainda quando a candidata Mulher falava foi bem nítido o preconceito, tanto que ocorreram falas bem machistas.. do tipo: Olha candidata fulana, eu respeito sua “condição de mulher” e “seus cabelos brancos”e ninguém falou isto para um homem ali, e nem deveria né?Eu ainda estou tentando entender esta tal condição… é médica será, do que falou né?rs
🧐🤯 Este candidato em específico me assustou, tamanho o despreparo humano, arrogância e Preconceito desmedido 😳😵 que ele demonstra sem medo! Alguém precisa avisar que ele não nos engana, não é o perfil de um Líder politico/Publico, não?  rs.
.
E Não precisa ser marketeira para saber 💁🏽‍♀️rs que não gostamos de propaganda enganosa! ❌🤷🏽‍♀️🤦🏾‍♀️ E que ela esta fadada a ser descoberta e cair…
.
Mas assumo que a experiência foi interessante, mostrando como propaganda/processo político é mais frio e mecânico do que sentimos!
É desastroso como erroneamente a maioria trabalha no agressivo, no desinteresse e na imaturidade sem perceber que o caminho é o oposto, é o dos 3 C’s: colaboração, co-criação e consciência!
Ah e percebem que é parecido  🙇🏽‍♀️com o Mkt tradicional padrão e de massa, ambos fadados a desconfiança e indiferença de todxs nós, não?! 🙁
Claro, todos tem dados aos montes, demostram isto o tempo todo mesmo que não seja perguntado, e sim sabemos que dados são a base do Marketing em qq tipo de campanha (política ou consumo) aqui no mercado não é diferente, gostamos de números para embasar, mas e o que o público precisa/quer?
.
Outras análises são mais importantes que apenas dados e promessas, e elenquei as que são compativeis com ambos os lados, o político e o consumo geral:
🎯 Ter Postura colaborativa e sem medos de gerar diálogos com ideias reais e factíveis, na politica publica é essencial e na area de consumo também… cansamos de pagar e receber muito menos não?
🎯 Ter Empatia real para resolver problemas de todxs, tanto Mkt quanto política é para ser assim, não🤓? sem empatia como entender a dor do outro? O problema fica confuso se usarmos nossa medida e nossos olhos apenas, podemos gerar soluções boas para nós, porem não para o outro que precisa dela.
🎯Valores pessoais claros, para compararmos livremente com outras opções, nada de se esconder ou imitar o que está “dando certo”: falar de Deus, família, que eu produto é o melhor no mercado, que faz milagres, que esta em promoção quando não esta, que é Green quando ta cheio de perolados? etc
Estamos em 2018, o Mkt precisa ser sem tanta manipulação 🤔, não? Até porque com um clique podemos descobrir quase tudo hoje em dia… não dá para fugir muito tempo mais.
🎯 Mostrar seu trabalho real e a diferenciação dele com a concorrência. Conquistou prêmios? Tem números? Tem ações bacanas? Tem avaliação incrível? MOSTRE, fale menos e mostre mais…atitudes passadas falam mais sobre voce politico/seu produto Marcas do que qualquer blábláblá, de novo, estamos a um click de distancia de saber eles, mentir não é estratégia inteligente ou saudável.
..
🎯Ter mais Humanidade, e menos aversão de concorrentes, que tal ter cooperação com eles para novas soluções?
Temos que ver e perceber Menos ego e mais coletividade, esta é base de tudo não?!
A humanidade esta em falta, e portanto a coletividade, a cooperação e a co-criação também!
Não estamos vendo elas sobreviverem no Marketing…na politica…no consumo…na sociedade.
Humanidade para assumir erros então? Raridade, e o pior: é  estupidez ainda.
Isto é exatamente o que nos une: todos erramos, todos estamos tentando acertar, se distanciar disto e fingir/mentir ser perfeito é um baita erro humano e estratégico!
Admitir, pedir desculpas e consertar é humano… é saudável, e pedir ajuda para fazer melhor então? É querer a evolução, a sinceridade e a lealdade real.
🎯 Ter visão de coletivo: Olhar nos olhos, usar a boca para perguntar e os ouvidos para ouvir, ouvir muito, ouvir sempre! Usar ferramentas de tecnologia para acessar ao máximo de pessoas que conseguir, INCLUSÃO é a palavra… e não é pelo Instagram postando fotos para ganhar likes que se inclui, é mais profundo que isto! 😉
🎯 Não propagar mentiras! Nem fake news nem publicidade mentirosa manipuladora…isto afeta o mercado todo, a politica toda… isto nos afasta de ambos!
Já passamos desta fase de País, estamos escolarizados e antenados puxa! Sabemos com quem esta o poder: nas mãos dos cidadãos e das consumiDonas…simples.
Em suma, querer fazer Marketing Politico ou Padrão manipulando, ocultando, mentindo, sem interesse, sem humanidade… não faz de ninguém ou nenhuma Marca; vencedores, mas sim os maiores perdedores que serão evitados e um dia esquecidos… sem marca e sem legado!
Não vale a pena ao final…temos que deixar claro!
E depende de nós, que temos o poder: COBRAR E FICAR DE OLHOS ABERTOS!
Certo Donas? Até todos aprenderem a fazer o certo, estaremos aqui ensinando, co-criando, colaborando, COBRANDO e apoiando APENAS os que merecerem… Juntas… caminhando e nos escutando, nos apoiando JUNTAS.
Assim o mundo muda, assim o marketing Politico e Padrão: evoluirá!
Por nós e nossas vozes.. por nossa força, juntas!
O que acharam :)? Concordam? Contem o que sentem quanto a isto tudo? Adoro ouvir a opinião de voces?
Aqui ou no Insta ok?
Mas falem, contem e nos posicionemos… nos apoiemos!:)
Então Seguimos juntas, 30 Trilhões de beijos para vcs! E voto Consciente para TODXS nÓs neste domingo!;)

 

Sobre Fernanda Celina

1@ Consumidona e empreendedona, mente feminina por trás desta casa, outra ex chefe de Mkt e negócios durona e workaholic de alguma Multi, que preferia contratar mulheres e que ama pensar e usar ferramentas! Gateira e feminista, rebelde, leitora voraz, costureira, questionadora e cheia de "creres": creio em serumaninhos e não em generos e em um Mundo e Marketing mais honesto e inclusiva-Mente Feminino, que produza mais verdade e menos prejuízos, principalmente emocionais!!! Com estratégias mais sustentaveis para todos e confiaveis para as consumidonas de TUDO: Mulheres e Mentes femininas, nascidas com um X ou com 2 XX. Creio mais ainda na força da economia criativa e colaborativa, para que TODXS nós nos juntemos e trabalhemos na aceleração de nossa revolução no mercado, e na industria da MODA principalmente. O temido poder econômico sempre esteve em NOSSA$ Mão$ e bol$os, vamos usar-lo?? Nós, mercado/empresas podemos nos ajudar e ganhar todos! Empoderar dando consciencia e informações as consumidonas e empreendedonas é a meta..depois sentamos para um café e conversas...s2 ;) borá ganhar todas juntxs, queridonas?:)

Veja também

Mulheres no comando do Turismo do Brasil: viajando desde já!

Olá Queridones, Bem vindos em Nosso Post Bomba, de como estamos conseguindo viajar mais (sim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *