Brasil Eco Fashion Week de 2017

BEFW – Brasil Eco Fashion Week, primeira semana de “tendências e moda” sustentável do país, como usamos, enxergamos e compramos Moda?

Olá QueriDonas!!! Tudo certinho por aí? Sabem que torço que sim :).

Como vcs acompanharam lá no Instagram, eu cheguei ao Brasil a tempo do segundo e terceiro dia deste evento super inovador do ano, feito por mulheres, com mulheres e para mulheres e que CAUSOU…rs.

Por que? Ahhh não foi um “mero evento de moda” nãnãninãnão… tiveram mais de 30 palestras, muita discussão e rodas de dialogo INCRÍVEIS, mais de 40 expositores “nada tradicionais” em moda sustentável, beleza orgânica, acessórios artesanais e com propósito e até roupas lindíssima e éticas, workshops, desfiles, exposição de marcas LINDAS, muito empreededorismo feminino, comidinhas bacanas…e tanta mas tanta gente bacana, disposta, interessante/interessada, que deixavam claro que estão fazendo a diferença por que são especiais…que a energia da Unibes Cultural estava SURREAL de boa, por que será?..rs!! \O/

Ele aconteceu dos dias 22 ao dia 24 de novembro, na Unibes Cultural em SP com uma programação INCRIVEL. Em um mundão onde falta conversa, em uma área que falta dialogo sincero com as CONSUMIDORAS, este evento foi PIONEIRO em causar um impacto e juntar todos: mercado, criadores, inovadores e consumiDonas juntxs para propor possibilidades/inovações. E não apenas em “moda” mas principalmente no consumo feminino e com verdade e muita coragem!

Brasil Eco Fashion Week de 2017

Fora a energia das mulheres MARAVILHOSAS que fizeram tudo acontecer, né non? As meninas do Fashion Revolution Brasil, que com MUITA GARRA tiraram o evento do papel SEM PATROCÍNIO algum (triste né?) mas com muito suor, amor, voluntárias e choro..rs construíram este evento para nós de forma GRATUITA. Lindamente bem feito: já falei parabéns com muitos ciscos no olhos para a linda MARINA de Luca  pessoalmente e para a FENANDA Simon (no banheiro do evento rs)… e aqui falarei para toda a equipe: PARABENS SUAS INCRÍVEIS,  foram Fenomenais novamente, um Salve ao Fashion Revolution Brasil .;)

Bem, agora vamos a alguns fatos do evento que todas adorarão:

  • –> maioria esmagadora de mulheres como DONAS das marcas expositoras 
  • —> Maioria esmagadora de mulheres comandando as marcas que desfilaram
  • —> Maioria esmagadora de mulheres Palestrantes
  • —> maioria esmagadora de mulheres participantes 
  • —> maioria esmagadora das responsáveis propagadoras, pela mídia e blogs pessoais
  • —> maioria esmagadora das consumiDONAS comprando dos expositores

Sim, este evento foi uma grande EGRÉGORA transformadora de poder Feminino! Dá-le Girl power arrasador…rs. Quando eu estava lá enfatizava: vou escrever sobre este evento para mostrar a força das mulheres na transformação da sociedade, da economia, do consumo geral!

Yes ONLY we can…rs SÓ Nós podemos. Somos a revolução da humanidade deste século, sim ou obvio? rs

Agora, que tal um pouco de um desfile CONCEITO para entenderem o que estou falando acima?

Escutem o que ela diz, não se trata de um desfile “comum” que enfatiza apenas o lado artístico, não senhoras…ele tem propósito acima de tudo, tem informação para nós e nos trata como iguais e a atitude só coroa tudo:

 

Um pouco do evento em si, palestras, rodas de conversa e exposição:

    

Como vocês perceberam, existe beleza? Existe criatividade? Existe ARTE? Existe inovação? Existe tendências? Existe tudo de melhor da moda padrão, mas com ética e respeito?

SIMMMMMMMMM existe.

Como assim? Por trás de cada peça de roupa costureiras estão ganhando o que é justo e correto ganhar? Uma modelista também? Ahh, a fotografa também? Todas as pessoas envolvidas estão recebendo o justo e são tratadas com honestidade e integridade? E ainda Temos inclusão?

SIMMMMMMMMM.

Fora que o proposito destas marcas é maior que apenas cuidar dos humanos, é cuidar do Planeta como um todo, os tingimentos são em sua maioria naturais sem destruir nossa agua e rios e mares, sem matar animais que acabam consumindo estes elementos toxicos jogados na natureza, olhe seu jeans normal, ele é uma ARMA literalmente apontada para o Planeta.. deste a criação dele com estes tóxicos para tingir, ao possível trabalho escravo para termina-lo e a toda a cadeia logística de consumo até que você o compre e apoie esta empresa… e não acabou, é até o momento final dele em um lixão quando estiver todo rasgado:

Ele pode demorar 100 anos para se decompor e continuar poluindo todo este tempo… imagina agora quantos milhares de jeans são fabricados ao ano?

Eu sei, é horrível perceber que estamos com as mãos sujas também… e estas empresas e estes eventos fazem exatamente o que fiz acima: esclarecem e abrem nossos olhos, para a mudança no consumo!

Sem eles não temos futuro, não só destruiremos o planeta,  mas muitas gerações que poderiam vir, afinal, não temos mais como jogar fora tudo que consumimos de roupas, acessórios e moda nas ultimas décadas, não tem mais lugar no planeta para tanto lixo, por que não EXISTE FORA lembram?

Jogar fora? Fora onde? rs Estamos todos no mesmo Planetinha: nós, os animais e o lixo que nós geramos todo santo dia, nos lixões…então precisamos PARAR E REPENSAR.

De quem é a responsabilidade? Das empresas e marcas apenas? OU das consumiDONAS também…? 😉

No Brasil Eco Fashion, aconteceu um encontro entre estas questões urgentes, questões de consumo, com as questões urgente sobre CRIATIVIDADE E ARTE neste novo modelo, por que não pensem vocês que fazer moda sustentável é fácil?? Caraca eu vi la como é difícil, primeiro é mais cara sim, por obvio… mas este nem é o maior problema, a questão da inovação e da tecnologia tambem é um problema, a industria “padrão” que tem muito dinheiro para inovar, não esta tão interessada em métodos mais eficientes com o natural e sustentável, portanto, sobra para os pequenos inovadores encontrarem alternativas sozinhos e eles quebram a cabaça, e isto torna tudo bem artesanal e lento, e como aprendemos no capitalismo selvagem: tempo é dinheiro, né non queriDonas? rs

Portanto, é claro que, para esta nova Moda mais Limpa e sustentável sobram dificuldades em termos de processos caros, pouca divulgação e pouco interesse da mídia, pouca tecnologia acessível, pouca ajuda do governo (em redução de impostos por exemplo ou apoio tecnológico, politico, social e financeiro) e etc,…

Mas querem saber o PIOR E MAIS DIFICIL???

Ainda somos nós… consumiDONAS. Nos ainda não abraçamos esta causa (nossa) e não apoiamos e financiamos estas marcas que estão lutando para nos dar o melhor…triste né?:(

Nós na contra mão da evolução, ainda preferimos a “moda suja” tradicional, ainda achamos caro esta moda que “faz bem”e preferimos comprar 4 peças aleatórias e identicas para todxs no fast fashion baratinho, do que 1 peça feita com ética e amor para nós, quase exclusiva e por mulheres que estão inovando e quebrando paradigmas para todxs, e que nos deixam lindas ainda!

E podem ser peças lindas tb viu? E não são “caras” não, viu?

Pela qualidade e durabilidade que apresentam? Sem prejudicar outros e nem a nós mesmas com produtos tóxicos e dando alergias em nossa pele? Sem maltratar animais? Sem maltratar outras mulheres que trabalharam dias naquela peça? Sem ser machista ou sexista? Sem nos aprisionar em padrões antigos de modelagem, tamanhos, cores, modismos etc… Puxa… será que é caro mesmo? Não Me parece…\O/

Olhem este video (se preparem para sorrir rs) que eu fiz com a serumaninha incrível Ana Sudano da lindíssima marca: GRAMA  

Creio que podemos re-pensar muita coisa né non Donas? Não só sobre moda e nosso estilo prórpios e estes “tem que” todos errados..rs mas sim, por que não olhar para os lados e ver o diferente? Fazer o diferente?

E espero ajudar neste processo… não precisamos  desesperar e querer mudar o mundo de um dia para o outro, começar a impor mais regras ainda,  mas borá começar? Cada mudança por menor que seja CONTA.

Temos que andar, o negocio esta ficando feio e as crianças pagarão muito caro por nossa apatia e falta de humanidade, se não quisermos agir em nosso consumismo MANIPULADO, hoje! 😉

Comprar melhor, comprar menos e exigir qualidade e ética de todos… usar mais, consertar mais, customizar mais, sermos mais originais e não nos deixarmos manipular pela mídia… alias, exigir da mídia que ajude nesta, cade? Cada atitude de consertar, de customizar o antigo, de transformar algum item em outra coisa e continuar a usar, de trocar com amigas, de trocar em bazares, de comprar em brechós, de comprar só o necessário, de comprar de quem faz com amor e com propósito…CADA UMA DESTAS AÇÕES fazem a MUDANÇA, precisamos falar e querer ( egoisticamente) menos e FAZER MAIS já! 😉

Sim queriDonas consumir MODA já passou da era de ser apenas “EU estar na moda e EU ser bonita”, já passou para ser hoje em dia uma decisão política e ética, por que pode MUDAR TUDO para todxs, é muito sério!

Nosso bolso apoia e financia, ao menos 75% de tudo vendido no planeta TERRA ( lembram dos 30 trilhões de dólares que compramos ao ano? Para nós e todos ao redor?), então quem iremos decidir financiar, que empresas e que marcas, que empreendedonas iremos potencializar ou afundar?

Quem pode nos ajudar e quem podemos ajudar, quem se importa,ou os que não estão interessados e querem apenas lucrar?

Borá fazer nossa parte? por que quando Nós sabemos o que queremos, nós sabemos como fazer acontecer certo, Donas?

Deixo vocês com esta reflexão também, e a Riri que sabe bem o que quer.. não me xinguem, eu ando diariamente com ela ( a reflexão rs) também, uma mudança por dia, um esforço por dia e andamos..rs

Dona Fernanda aqui, muitas donas ai… 30 trilhões de Beijos e SEGUIMOS… 🙂

PS: Me cobraram o post dos Brechos em outros países, e irei fazer sim, ok? Ahh me cobrem algum outro que queiram/eu tenha prometido, por favorzin? Me avisem nos comentários ou insta ou sinal de fumaça? s2

Sobre Fernanda Celina

1@ Consumidona e empreendedona, mente feminina por trás desta casa, outra ex chefe de Mkt e negócios durona e workaholic de alguma Multi, que preferia contratar mulheres e que ama pensar e usar ferramentas! Gateira e feminista, rebelde, leitora voraz, costureira, questionadora e cheia de "creres": creio em serumaninhos e não em generos e em um Mundo e Marketing mais honesto e inclusiva-Mente Feminino, que produza mais verdade e menos prejuízos, principalmente emocionais!!! Com estratégias mais sustentaveis para todos e confiaveis para as consumidonas de TUDO: Mulheres e Mentes femininas, nascidas com um X ou com 2 XX. Creio mais ainda na força da economia criativa e colaborativa, para que TODXS nós nos juntemos e trabalhemos na aceleração de nossa revolução no mercado, e na industria da MODA principalmente. O temido poder econômico sempre esteve em NOSSA$ Mão$ e bol$os, vamos usar-lo?? Nós, mercado/empresas podemos nos ajudar e ganhar todos! Empoderar dando consciencia e informações as consumidonas e empreendedonas é a meta..depois sentamos para um café e conversas...s2 ;) borá ganhar todas juntxs, queridonas?:)

Veja também

Marketing feminino e o consumo consciente de moda

Olá queriDonas, Depois do ultimo post explicativo sobre  o ‘”por que”o foco do Dna Feminino …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *